Cai o preço dos imóveis residenciais em setembro, segundo FipeZap

O mês de setembro foi marcado pela queda no preço do imóveis residenciais em 0,15% em comparação com o mês anterior, segundo o índice FipeZap, que mede a variação dos valores do mercado imobiliário brasileiro.

Já a soma dos preços acumulados dos imóveis em 2019 seguem com avanços menores que a inflação. Para se ter uma ideia, no mesmo período de 2018, a queda foi de 0,03%. Em agosto deste ano, o aumento foi de 0,06%. A pesquisa leva em consideração os valores dos anúncios de vendas de apartamentos e casas em todo o território nacional.

De acordo com os números, é possível fazer um balanço de agosto para setembro e notar que houve uma queda de 0,15% do preço médio das residências. Baseando-se na inflação de 0,05% para o mesmo período conforme o Boletim Focus, do Banco Central, a variação representa uma diminuição de 0,2% nos preços em termos reais.

No geral, desde o começo do ano, o preço médio dos imóveis aumentou 0,17%. Sendo assim, é possível notar uma queda real de 2,2% se considerada a inflação de 2,42% no mesmo período.

Já na comparação com os últimos 12 meses, os preços registraram uma alta de 0,28%, o que significa uma queda de 2,47% se for considerada a inflação para o mesmo período. Fonte: FipeZap